Rede óptica
- rpbaer
- 21 de set. de 2015
- 1 min de leitura
O fluxo de comunicação vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos. A demanda de que grandes quantidades de informações precisam estar disponíveis em um menor intervalo de tempo, faz com que o avanço tecnológico dos meios facilitadores desse tráfego desenvolva-se.É nesse contexto que se desenvolve a rede óptica.
Uma rede óptica é simplesmente uma rede de computadores, onde o meio de transmissão é a fibra óptica.
Elas possuem determinadas vantagens quando comparadas com outros tipos de redes (a exemplo: redes de cabos coaxiais), das quais é importante destacar:
· Banda passante – A transmissão de fibras ópticas é realizada em frequências ópticas portadoras na faixa espectral de 1014 a 1015 Hz.
· Possui perda de transmissão muito baixa – O que torna possível implantar sistemas de comunicação à longa distancia com espaçamento razoavelmente grande entre os repetidores, diminuindo assim o custo e a complexidade.
· Imunidade a interferências e ao ruído – A fibra óptica é composta de material dielétrico, por isso não sofrem interferências eletromagnéticas.
· Isolação elétrica – O material dielétrico que compõem a fibra óptica oferece uma boa isolação, logo não possui problemas de aterramento.
· Pequeno volume e peso.
· Segurança da informação e do sistema – Por não irradiar significativamente a luz propagada, qualquer tentativa de captação de mensagem ao longo da fibra é facilmente detectada, uma vez que exige o desvio de grande parte da potência luminosa.

Comments